segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dry Martini


Dry Martini

50 ml london dry gin
gotas dry vermouth Noilly Prat
ou 25 ml Martini seco
1 azeitona ou twist de limão

Pré-gele a taça na geladeira ou com gelo picado e água
No mixing glass misture o vermute e o gin com pedras de gelo inteiras (alguns bartenders prefere borrifar a taça com o vermute e gelar apenas o gin). Coe o gelo, passando o líquido para a taça suada e acrescente a(s)azeitona (s)!

Uma dose de gim e cinco gotas de vermute ou duas doses de gim e uma de vermute? Limão ou azeitona? A discussão sobre a receita original do Dry Martini - o drinque mais clássico e pedido do mundo - tem a idade do próprio. Teria sido inventado em 1910, no Hotel Knickerbocker, em Nova York, pelo barman John Martini, para atender a um pedido do magnata americano John D. Rockefeller, que desejava algo simples mas diferente. A partir daí, a mistura ganhou o mundo como um coquetel excitante, com sabor de viagem.

A polêmica sobre a sua receita original é tão grande que, em uma de suas passagens pelo célebre Harry's Bar, de Veneza, o escritor americano Ernest Hemingway se saiu com a seguinte tirada: "Se algum dia você vier a se perder na selva africana, nada de desespero. Sente-se sobre uma pedra e comece a preparar um Dry Martini. Eu garanto: em menos de 5 minutos vai aparecer alguém dizendo que a dosagem de gim e vermute está errada".

E a questão não chega a ser resolvida nem no livro - isso mesmo, o drinque já mereceu um livro - do expert americano John Doxat, Stirred, Not Shaken (algo como mexido, nunca agitado). Doxat sugere que a proporção ideal do vermute, para uma dose de gim, é apenas a da sombra da garrafa sobre o copo - ou seja, nada de vermute. Outro apaixonado pelo drinque, o cineasta espanhol Luis Buñuel, registrou em seu livro de memórias, Meu Último Suspiro, sua receita favorita, que exigia poucas gotas de vermute Noilly Pratt sobre pedras de gelo, adicionando-se em seguida uma dose de gim. James Bond, o agente 007, degustava nos filmes uma variante da bebida, com vodca e vermute.

Um comentário:

betomofo disse...

hummm que delissa !!!! essesd dias no ale e no rafa fiz a loka e peguei rum suco de limao e leite condensado colokay tudo no shaker e saiu uma delicia menina !!!!!luxus saudades bjzzz